22 de maio de 2005

Daiane leva ouro, e Laís, duas medalhas em etapa francesa

AFP  
Nas barras paralelas, Daiane acabou na quarta colocação na etapa francesa da Copa
Daiane dos Santos, 22, confirmou seu favoritismo e conquistou a medalha de ouro na prova de solo na etapa de Paris da Copa do Mundo de ginástica. Na mesma prova, outra brasileira, Laís Souza, 16, conquistou a medalha de bronze. Mais promissora ginasta brasileira, Laís levou também a prata no salto sobre o cavalo.

Com a vitória neste sábado, Daiane voltará a figurar, a partir de segunda-feira, como a primeira colocada no ranking mundial da prova. Com a medalha de ouro, a brasileira soma 50 pontos e ultrapassa a romena Catalina Ponor, que tinha uma vantagem de 14,50 pontos e não competiu na França.

Na competição deste sábado, Daiane cometeu um pequeno erro apenas na primeira de suas quatro séries acrobáticas, dando um passo a mais no pouso. Nos demais exercícios, Daiane foi bem e acabou obtendo nota 9,425 -superior aos 9,300 com que ela havia se classificado para a final.

DAIANE EM COPAS DO MUNDO
12 etapas, 11 medalhas:
bronze em Cottbus-2003 (solo)
ouro em Stuttgart-2003 (solo)
ouro em Cottbus-2004 (solo)
ouro em Lyon-2004 (solo)
prata em Lyon-2004 (salto)
ouro no Rio-2004 (solo)
bronze em Stuttgart-2004 (solo)
bronze em Stuttgart-2004 (paralelas)
ouro em Birmingham-2004 (solo)
ouro em São Paulo-2005 (solo)
ouro em Paris-2005 (solo)
Já Laís Souza também realizou uma série de forma geral boa. Como não tem nota de partida 10 (os exercícios que apresenta não têm grau máximo de dificuldade), a brasileira ficou com 9,150 e a medalha de bronze -atrás da francesa Isabelle Severino, que encantou o público local com uma apresentação forte na parte artística.

A vitória deste sábado em Paris é a segunda de Daiane dos Santos em duas etapas de que participou nesta temporada -e a primeira na Europa. Se computada também a final da Copa do Mundo, disputada em Birmingham (Inglaterra) em dezembro passado, já são três os triunfos consecutivos da brasileira. No total, Daiane já soma sete medalhas de ouro em Copas do Mundo, e 11 pódios (veja quadro).

LAÍS BRILHA

Laís Souza, 16, é apontada pelo técnico Oleg Ostapenko e pela cúpula da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) como a ginasta com futuro mais brilhante.

E a paulista tem antecipado as expectativas. Com a medalha de prata no salto sobre o cavalo, sua especialidade, ela tem uma seqüência de quatro pódios no aparelho. No total, em apenas quatro etapas de Copa do Mundo de que participou, a brasileira já ganhou seis medalhas. Leia mais
"Queria agradecer a todos envolvidos nessa vitória: desde as dirigentes até nossos treinadores. É o começo do que espero que seja um ano bom", disse Daiane após conquistar a medalha de ouro e receber fortes aplausos da torcida francesa. "O pessoal gosta muito do Brasil aqui e isso deixa a gente muito feliz".

Já Laís, que ficou com a medalha de bronze -sua segunda no dia-, lembrou a importância dos treinamentos. "A gente vem treinando bastante, e o resultado vem do que a gente fez antes da competição", afirmou a ginasta.

Daiane disputou neste sábado também a final das barras paralelas. Como não é especialista no exercício e não tem uma nota de partida muito alta, a brasileira ficou distante da disputa por medalhas. Mas fez uma bela apresentação, ganhando nota 9,150. O ouro no aparelho ficou com a francesa Emilie Lepennec, atual campeã olímpica na especialidade.