15 de junho de 2005

Asafa Powell quebra o recorde mundial dos 100 metros

ATENAS (Reuters) - O jamaicano Asafa Powell registrou na terça-feira o novo recorde mundial dos 100 metros com o tempo de 9s77, alcançado no estádio Olímpico de Atenas.

Em uma noite quente e em uma das pistas mais rápidas do mundo, o atleta de 22 anos quebrou a marca anterior pertencente a Tim Montgomery, de 9s78, registrada em Paris em setembro de 2002.

Powell já havia afirmado nesta semana que tentaria quebrar o recorde durante o Grand Prix de Atenas, no estádio que recebeu os Jogos Olímpicos do ano passado, e onde o norte-americano Maurice Greene também registrou uma nova marca dos 100 metros em 1999.

"Isso mostra que ninguém sabe com que rapidez um homem pode correr", disse Powell a repórteres. "Estou contente de ter registrado o recorde em uma pista onde Maurice Greene também quebrou o recorde mundial".

"Eu sabia que podia quebrar o recorde mundial, e estou muito feliz de ter tido sucesso".

Questionado se pode correr ainda mais rápido, Powell sorriu.

"Se você perguntar o que mais eu posso fazer neste ano, vai ter que esperar até o final da temporada para ver", disse ele.

A marca de 9s79 de Greene sobreviveu por três anos, até que Montgomery a quebrou em Paris.

Na final dos 100 metros em Atenas na terça-feira, Powell começou muito bem e terminou três metros à frente de Aziz Zakari, de Gana, que ficou em segundo com 9s99, e do jamaicano Michael Frater, que foi o terceiro. A velocidade do vento estava dentro do limite legal.