A segunda etapa do Circuito Brasil Paraolímpico de atletismo e natação, que aconteceu neste fim-de-semana, em Recife, terminou com a quebra de um recorde mundial pelo nadador André Brasil, da categoria S10 (deficiência menos severa).
O carioca, que nada pelo Botafogo, baixou, no sábado, o tempo dos 100m borboleta de 59s54, do canadense Benoit Húot, conquistado durante Jogos Paraolímpicos de Atenas, para 59s29.
Outro destaque foi o paulista Carlos Farremberg, de Santos. Ele quebrou dois recordes brasileiros: um nos 100m peito, no sábado, e um no 50m livre, no domingo. Carlos é deficiente visual e nada pela categoria S13. Clodoaldo Silva, seis ouros e uma prata em Atenas, também participou do circuito e levou para Natal três medalhas de ouro: no 50m, 100m e 200m livre.
Para o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, o Circuito está fazendo o esporte paraolímpico crescer no Brasil. "É algo inédito e os atletas estão visivelmente contentes com o Circuito. A tendência é cada etapa ficar melhor", afirma.
A competição será disputada em seis etapas, com a participação de atletas de todo o país. As próximas fases do Circuito serão no Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo, com cronograma estabelecido até o fim do ano. A primeira etapa, que aconteceu em Belo Horizonte, em junho deste ano.
No atletismo, os destaques foram a pernambucana Roseana Santos, a Rosinha, que ficou com a medalha de ouro no arremesso de peso feminino, na classe F58, e no lançamento de disco, e o paulista Odair Ferreira, que conquistou o ouro nos 800m, 1500m e nos 5000m.
"O Circuito é importante porque mostra novos atletas e também dá chance dos conhecidos confirmarem suas marcas", avalia Odair, prata nos 1500m, 5000m e bronze nos 800m, nos Jogos Paraolímpicos de Atenas. Suely Guimarães também teve bons resultados, ficando com ouro no arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, na classe F56.
Já Adria Santos, da classe T11 (para deficientes visuais), ganhou uma medalha de ouro nos 100m. Nos 200m e 400m, ela ficou com a prata.