27 de maio de 2017

O número de alunos em sala de aula será modificado, 25 é o máximo

O número máximo de aluno em sala de aula será de 25 da pré-escola e dos dois anos iniciais do ensino fundamental

Algumas mudanças na educação estão sendo propostas no Senado. O número de alunos máximo em sala de aula poderão mudar, o que se for realmente implantado pelo governo, essa mudança é positiva.

De acordo com o Projeto de Lei do Senado PLS 504/2011 as turmas de pré-escola e dos dois anos iniciais do ensino fundamental deverão conter no máximo 25 alunos. O PLS que propõe a alteração é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que foi aprovado nesta terça-feira (16), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Segundo o projeto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as turmas dos anos seguintes do ensino fundamental e as turmas do ensino médio serão compostas por até 35 alunos.

- O objetivo do projeto é buscar melhores condições de aprendizagem para as crianças brasileiras. E a relação entre professor e número de alunos incide diretamente sobre a capacidade de aprendizagem – disse Humberto Costa durante a reunião da comissão, presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Inicialmente, a relatora da proposta, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), havia sugerido uma emenda ao projeto, que permitiria a ampliação dos quantitativos em até 20%, desde que cada aluno viesse a ocupar 1,5 metro quadrado, na educação infantil, ou um metro quadrado, no ensino fundamental e no ensino médio. A pedido do autor da proposta, que alertou para a “dificuldade operacional” de se colocar em prática o texto da emenda, a relatora admitiu manter a versão original do projeto.