17 de julho de 2005

Isinbayeva bate recorde mundial de salto com vara no GP de Madri

 

A campeã olímpica de salto com vara Yelena Isinbayeva, da Rússia, bateu o recorde mundial ao superar os 4,95m durante o Grande Prêmio de Madri de atletismo, neste sábado. Esta é a quinta etapa da Série de Super Grandes Prêmios da Federação Internacional do esporte, IAAF.
Já virou quase regra Isinbayeva quebrar seus próprios recordes em todas as competições das quais participa. Na última semana, em Lausanne, ela fez 4,93m, melhor marca do mundo até aquela ocasião.

Esta foi a 15ª vez que ela fez o recorde mundial em sua carreira, um passo a mais na direção da marca do ucraniano Sergey Bubka, que registrou 35 recordes mundiais em toda a sua carreira.

"Eu sabia que estava pronta para quebrar o recorde novamente, mas foi bastante difícil", disse Isinbayeva. "Estava muito quente e o vento atrapalhava também, mas meu treinador ficava me dizendo que minha técnica é boa."

Em março último, a atleta russa quebrou seu recorde indoor de 4,92m durante o Campeonato Europeu realizado também em Madri. "Essa cidade é muito especial para mim, pois quebrei dois recordes mundiais aqui e os espectadores são fantásticos", declarou Isinbayeva.

"Na Grécia eu não consegui um novo recorde de 4,94m, então decidi colocar mais dois centímetros", explicou a russa. "Certamente estou no caminho certo para alcançar os cinco metros, mas teremos que esperar."

Em Madri, a atleta russa tinha 33cm de vantagem para sua adversária mais próxima, a norte-americana Tracy O'Hara. Sua compatriota Jillian Schwartz; Pavla Hamackova, da República Tcheca; Carolin Hingst, da Alemanha e Thorey Elisdottir, da Islândia, chegaram à competição com 4,50m.

Além da medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, realizada no ano passado, Isinbayeva também foi campeão mundial no mesmo ano. Em 2002 e 2003 foi prata no Campeonato Mundial.