O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos de Atenas em 2004, vai disputar neste domingo a Meia Maratona de Sapporo, no Japão.
A competição serve de avaliação para o atual estágio de treino do atleta. Vanderlei se prepara para disputar em agosto a maratona do Campeonato Mundial de Helsinque, na Finlândia.
O brasileiro está no Japão desde terça-feira se preparando para a prova. Segundo o técnico Ricardo D'Angelo, o maratonista ganhou confiança após o terceiro lugar na Bellin Run, no início do mês, nos Estados Unidos. Em maio, o atleta já tinha vencido a prova Super 10 K, realizada em São Paulo.
Na única prova de longa distância que disputou neste ano, em março, também no Japão, o brasileiro foi obrigado a abandonar devido a fortes dores abdominais, não completando os 42.195 metros da Maratona de Lake Biwa.
O treinador espera uma prova bastante difícil no Japão, principalmente devido às condições climáticas que o maratonista brasileiro vai enfrentar. "Está muito quente e a corrida terá largada às 13h30 locais, por isso vai ser desgastante", comenta o treinador. "Além disso, a prova tem nível forte, com os melhores do Japão e alguns africanos", completa D'Angelo.
Após competir no Japão, Vanderlei volta ao Brasil e já parte para Paipa, na Colômbia, onde fará o treinamento final para o Mundial. Dessa forma, o brasileiro repete a preparação que realizou antes da Olimpíada da Grécia, no ano passado.