Com a ausência dos principais velocistas nos 100 m rasos, o foco para a etapa da França, a primeira da Golden League na temporada 2005, que acontece nesta sexta-feira, será a prova dos 110 m com barreiras. As outras fases acontecerão em Roma, Oslo, Zurique, Bruxelas e Berlim.
Quatro vezes campeão mundial, o norte-americano Allen Johnson, detentor da melhor marca do ano, com 12s99, vai enfrentar o chinês Xiang Liu, ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas e recordista mundial (12s91). Outro candidato a vencer a disputa é o francês Ladji Doucoure, campeão europeu indoor dos 60 m com barreiras.
Liu e Johnson serão o centro das atenções, já que o campeão olímpico dos 100 m, o norte-americano Justin Gatlin, e o novo recordista mundial, o jamaicano Asafa Powell, com 9s77, desistiram de correr na França.
Powell não vai competir pois não chegou a um acordo financeiro com os organizadores. Já Gatlin preferiu não correr para se preparar para o Grand Prix de Lausanne, na próxima terça-feira.
Ex-campeão olímpico e mundial dos 100 m, Maurice Greene foi convidado, mas ainda não respondeu ao pedido da organização. De qualquer modo, a vaga está "guardada" caso o velocista queira competir na França;
Outra prova de destaque será os 5.000 m, principalmente depois que o etíope Kenenisa Bekele afirmou que vai tentar melhorar o recorde mundial, que pertence a ele mesmo, com 12min37s35.