5 de novembro de 2022

Mundial de Revezamento de Guangzhou 23

O Conselho Mundial de Atletismo decidiu adiar o Mundial de Revezamento de Guangzhou 23. Inicialmente programados para 13 a 14 de maio de 2023, eles foram adiados para abril/maio de 2025 (datas exatas a serem confirmadas).

Esta decisão foi tomada em acordo com o Comité Organizador Local de Guangzhou (LOC) e a Associação Chinesa de Atletismo (CAA), devido ao contexto de pandemia em curso.

A referida decisão de adiar esta edição do World Relays envolve a modificação do sistema de qualificação para os eventos de revezamento em vista do Campeonato Mundial de Budapeste 23. qualificação dos revezamentos para levar em conta as oito equipes mais bem colocadas no Oregon22 World Championships in Athletics bem como as oito equipes mais bem classificadas nas listas de melhor desempenho.

O princípio adotado é reproduzir um sistema de qualificação semelhante, permitindo que vários atletas se classifiquem diretamente por meio de competições ou com base nos desempenhos alcançados durante o período de qualificação.

“É lamentável ter que adiar um evento. No entanto, tanto o Atletismo Mundial quanto o Comitê Organizador Local estão comprometidos em realizar a preparação e a realização de Revezamentos Mundiais de maneira responsável, o que inclui garantir que os atletas de todas as Federações Internacionais possam competir e desfrutar plenamente de sua estadia em condições sanitárias seguras”, disse Sebastian Coe, presidente da World Athletics.

“Gostaria de agradecer aos nossos colegas da Associação Chinesa de Atletismo e do LOC por seus esforços e valiosa colaboração para encontrar uma solução para esta situação. Estou ansioso para 2025, quando nossos anfitriões poderão sediar uma edição espetacular do World Athletics World Relays”, concluiu.

No dia 30 de novembro, em Roma, Itália, o Conselho Mundial de Atletismo deve designar a cidade que sediará a edição de 2024 do Revezamento Mundial.